Skip to main content

24 Horas por Dia: O Monitoramento Dinâmico 24/7 Inspira Confiança

A Academy Geomatics Ltd, cliente da KOREC, recentemente combinou dados de uma estação total Trimble® S7 e uma variedade de sensores geotécnicos em uma única plataforma Trimble, o Trimble 4D Control™. Este sistema fornece os dados de monitoramento ao vivo 24/7 necessários para manter os usuários de trens e túneis do Metrô de Newcastle seguros durante extensos trabalhos de construção acima do solo.

Benefícios do Sistema:

  • Combinação eficaz dos dados da estação total e sensores geoespaciais para confiança total
  • Sistema dinâmico 24/7  para uma resposta rápida a qualquer movimento detectado
  • Todos os dados são gerenciados em uma única plataforma, Trimble 4D Control (T4D), para análise e relatórios fáceis
  • Suporte rápido comprovado e backup da equipe de monitoramento da KOREC
  • Capacidade de personalizar todos os sensores geotécnicos na plataforma em nuvem

No verão de 2022, a construção começou oficialmente em um novo edifício de £155 milhões (US$186 milhões) para a sede da Receita Federal e Alfândega (HM Revenue & Customs - HMRC) em Newcastle, Reino Unido. O projeto Pilgrim Quarter é o maior desenvolvimento de escritórios na história do centro da cidade de Newcastle e está localizado muito perto dos túneis subterrâneos do Metrô na área. Enquanto a construção está programada para durar dois anos, a Nexus (responsável pelo Metrô) solicitou que os túneis afetados sejam monitorados tanto durante o projeto quanto por um ano adicional após a conclusão.

Os especialistas em aplicações de monitoramento da Academy Geomatics Ltd foram solicitados pela Cundalls/Bowmer e Kirkland a propor um esquema de monitoramento para ambos os túneis em funcionamento do Metrô.


Preparação

Antes de propor um esquema, a Academy Geomatics, sob a orientação do diretor Mark Anderson, conduziu um levantamento topográfico inicial em 2021 do túnel para relacionar sua localização a um levantamento anterior ao nível do solo. Um levantamento de controle foi conduzido entre as duas estações mais próximas, que também se conectou a dois levantamentos anteriores da Academy nas estações do Metrô. A linha do túnel foi medida até a área de interesse ser alcançada.

A área também foi escaneada a laser para fornecer as informações 3D necessárias para produzir os desenhos, dar uma representação da condição atual dos túneis e permitir o design 3D do esquema de monitoramento. Instrumentos Trimble foram usados para todos esses levantamentos, incluindo o scanner laser Trimble X7 3D.

Desafios do Local e Proposta de Esquema

O objetivo do esquema era fornecer total confiança à Nexus de que tanto os usuários de trens quanto o túnel do Metrô estavam protegidos durante os trabalhos de construção.

Tendo estabelecido que 155 metros (509 pés) do túnel em funcionamento precisavam ser monitorados, um sistema automatizado de estação total Trimble S7 foi escolhido como a melhor opção, juntamente com um robusto hub de comunicações Trimble Settop M1. Quando combinado com o software T4D, o Settop M1 aprimora a operação da estação total Trimble, combinando a funcionalidade de um computador de campo, servidor de dispositivo, roteador e computador remoto em um único dispositivo. Isso simplifica o número de componentes necessários no túnel.

O comprimento do túnel foi dividido em 18 seções, que correspondiam a uma estaca adjacente no local. Cinco prismas foram então colocados ao redor da seção transversal para estabelecer se um lado do túnel se movia mais do que o outro. Noventa e quatro prismas foram usados no total. Além disso, dois acelerômetros e um vibrômetro foram instalados para produzir resultados de monitoramento dinâmico e uma compreensão completa de qualquer deformação ocorrendo no túnel.

Instalação

Habilidosos na instalação de sistemas de monitoramento, Mark relata que levou uma semana de turnos noturnos para instalar e configurar o projeto. A estação total Trimble S7 faz medições para os noventa e quatro prismas de monitoramento e leituras dos sensores de inclinação a cada 30 minutos. Como parte do túnel de ventilação fica abaixo do local da construção, quando as atividades de construção se aproximarem, a Academy mudará os epochs para cada cinco minutos para garantir que não haja atividade direta no local afetando o túnel.

Os dados da estação total e de inclinação são apresentados ao cliente usando o T4D. Vários gráficos de análise são configurados para o cliente e alarmes automáticos e relatórios também foram definidos para fornecer confiança máxima de que o trabalho no local não está afetando os túneis. Os dados de monitoramento dinâmico são revisados diariamente pela equipe da Academy Geomatics, procurando por mudanças nas tendências e outros indicadores para informar a ação.

Mark conclui que o sistema está funcionando bem, fornecendo o monitoramento ao vivo 24/7 que ele considera crucial para o sucesso do projeto. Ele relata também que, além de poder fornecer os dados que dão total confiança ao seu cliente, ele mesmo foi assegurado de que a equipe de monitoramento da KOREC estará sempre lá se ele precisar, fornecendo o suporte vital para o bom andamento do projeto. Em uma caso, a KOREC recebeu uma ligação às 5:00 da manhã no início de um turno na sexta-feira e conseguiu substituir um cabo até as 17:00 daquele dia, a tempo do turno da noite.

Visite o site da KOREC para saber mais clicando aqui.